quarta-feira, 31 de agosto de 2011
HOSPITAL MUNICIPAL REALIZA TESTE DO OLHINHO
EVITE ACIDENTES DOMÉSTICOS
terça-feira, 16 de agosto de 2011
FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL
terça-feira, 9 de agosto de 2011
POLIOMIELITE - PARALISIA INFANTIL
quarta-feira, 20 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
POSTO DA VILA GARÇA LANÇA NOVO PROJETO
Mamografia é simplesmente um Rx das mamas, um exame que tem como objetivo a detecção precoce do Câncer de Mama, mesmo que a mulher não tenha nenhum sinal ou sintoma.
Em reunião realizada nas dependências da secretaria Municipal de Saúde, com as Enfermeiras da Estratégia Saúde Da Família, observou-se que existe uma baixa procura deste exame pelas mulheres da faixa etária acima de 40 anos em Nova Esperança, dos noventa exames disponibilizados pelo município apenas cinqüenta e dois foram realizados no mês anterior, apesar de algumas delas saírem com o pedido do exame das Unidades Básicas de Saúde muitas deixam de fazer o exame por não quere se deslocar ate Maringá onde o exame é realizado ou por não terem nenhum sinal ou sintoma já que o câncer é uma doença silenciosa.
Desta forma foi criado pela Equipe Saúde da Família da Vila Garça, representada pela Enfermeira Evandra Machado o “PROJETO AMIGAS DO PEITO” esse tem como objetivo o levantamento da quantidade de mulheres na faixa etária preconizada, busca ativa, agendamento do exame e do ônibus para levar estas mulheres até Maringá, o projeto teve inicio nesta Quinta-Feira, onde foram agendados vinte exames e terá continuidade até conseguir com que todas as mulheres da área realizem pelo menos um exame a cada ano.
Como o melhor remédio ainda é a prevenção a Equipe Saúde da Família busca realizar a Promoção a Saúde sempre com o apoio da secretária Municipal de Saúde Isabel Vasconcelos e da Prefeita Mali Benatti.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
DIABETES MELLITUS
quinta-feira, 16 de junho de 2011
PRIMEIRA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVISA A TODA A POPULAÇÃO DE NOVA ESPERANÇA QUE NESTE PRÓXIMO SÁBADO DIA 18 ACONTECERÁ A CAMPANHA NACIONAL CONTRA A PARALISIA INFANTIL.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
HOSPITAL MUNICIPAL ENTRARÁ EM REFORMA
quarta-feira, 4 de maio de 2011
15/05 - Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar
Neste dia 15, o País comemora o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa) aproveita a data para destacar ações que possam ajudar a reduzir a incidência do problema.
Uma dessas ações virou tema da campanha pela redução da infecção hospitalar deste ano. "Lavagem das Mãos - um Pequeno Gesto, uma Grande Atitude" será lançada amanhã, às 16h no Auditório do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB), com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina, e da Dra. Glória Andrade.
Com a campanha, a Vigilância Sanitária Federal pretende estimular a lavagem das mãos por profissionais de saúde, método fundamental para a não propagação das infecções em ambientes hospitalares. Serão distribuídos três mil broches, três mil adesivos e dez mil cartazes em hospitais, além de 15 mil folders para secretarias de Saúde e vigilâncias estaduais, que ajudarão a divulgar a campanha.
O dia 15 marca também o lançamento de um sistema de informática que servirá para interligar comissões de controle de infecção hospitalar (CIH) com comissões instaladas nas vigilâncias sanitárias municipais e estaduais e com a Anvisa. O projeto, pioneiro na rede pública, vai gerar indicadores sobre infecção hospitalar por meio de relatórios entregues à Agência.
Metas - A Anvisa assumiu as atividades do Programa Nacional de Controle de Infecções Hospitalares (PNCIH), regulamentadas pela Lei nº 9.431/97, em outubro de 1999. Essas atividades, antes exercidas pelo Ministério da Saúde, agora fazem parte da Unidade de Controle de Infecção em Serviços de Saúde. O setor vem trabalhando para ampliar o número de hospitais com Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CIH).
A meta é chegar a 100% dos estabelecimentos com comissões atuantes. As comissões são responsáveis pela efetivação dos PCIHs. Elas têm de seis a oito integrantes, entre médicos, enfermeiros, funcionários de laboratórios de microbiologia, das farmácias hospitalares e da administração. Um PCIH bem implantado, dizem os especialistas, pode reduzir em até 30% as infecções hospitalares. Um estudo recente promovido pela Agência mostrou que só 38% dos hospitais do país têm comissões de controle de infecção funcionando.
Para atuar na supervisão do controle das infecções hospitalares, a Anvisa treinou 1.400 técnicos. A meta é preparar dois mil profissionais até o final deste ano. A continuidade desses treinamentos também é uma atribuição das comissões de controle de infecção hospitalar.
Outra importante tarefa da Anvisa nessa área será a realização de um inquérito nacional sobre infecções hospitalares, que deverá ser apresentado até o final do ano. Esse estudo levantará dados como taxas de infecção em cada área dos hospitais (UTI, pediatria, neonatal e outras), além de abordar o uso racional de antimicrobianos e a resistência bacteriana. O inquérito servirá para estabelecer o diagnóstico das infecções hospitalares no Brasil. Em 1994, uma pesquisa do Ministério da Saúde constatou uma taxa de paciente com infecção hospitalar de 13,1%.
Para o segundo semestre, está prevista também a publicação de um manual de lavagem de mãos.
Agência Saúde